Voltar

É fato ou fake

“A desinformação abrange ações de comunicação feitas para confundir ou enganar. Envolve relatos falsos, notícias deturpadas ou tiradas de contexto, teorias conspiratórias e narrativas difamatórias baseadas em acusações graves e sem amparo na realidade.”  

Discursos rasos e notícias falsas são usados para atacar e tirar a credibilidade das instituições públicas. O apela emocional das mensagens objetivam despertar raiva e indignação, mexer com a emoção das pessoas, fazendo com que percam temporariamente o juízo de valor. Assim, a tendência é que as pessoas compartilhem esses conteúdos sem pensar duas vezes. 

A desinformação quer despertar reações fortes. Desconfie de mensagens com apelo emocional – especialmente se forem negativas. Se te causam raiva ou indignação, não repassar preserva relações e evita conflitos. Respeite sempre o pensamento, a reputação e os sentimentos das pessoas Toda notícia falsa tem uma direção clara. Ela recorre a um exagero, ao sensacionalismo, a informações bombásticas e improváveis, porque o objetivo é mexer com a emoção das pessoas. 

Por isso, é sempre bom refletir quando você tiver contato com informações que te afetem muito. Antes de passar para frente, pense: Será que é verdade? Isso que está escrito realmente aconteceu? 

O pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.  

A responsabilidade não é do outro, é de todos e de cada um. 

 

Advocacia Scalassara

- advocacia@scalassara.com.br

A Advocacia Scalassara & Associados, enquanto marca, nasceu em 06 de junho de 1994, em razão de desdobramento de escritório anterior, que tivera início em 1982/3, do qual o advogado Carlos Roberto Scalassara era um dos titulares.