Voltar

Lideranças de Londrina comemoram o lançamento do Portal Verdade

O Portal Verdade foi lançado oficialmente na manhã do último sábado, 11,  no Sesc Cadeião, com presença de várias lideranças de Londrina e região.  Entre os convidados estavam representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e comunidade em geral. 

O novo portal de notícias é uma iniciativa do Coletivo de Sindicatos de Londrina e tem como finalidade ser um espaço de comunicação para atender as demandas dos trabalhadores e minorias ( indígenas, mulheres, LBGTQ+, negros, etc).

A jornalista e coordenadora do Portal Verdade, Elsa Caldeira, explica que a proposta nasceu da necessidade da classe trabalhadora ter seu próprio veículo de comunicação. “ Trabalhando há vários anos com comunicação sindical, percebemos que é importante criar ferramentas de comunicação que tratem de pautas específicas dos trabalhadores”, disse .

Caldeira explicou ainda que o Portal V, como está sendo chamado, tem uma linha editorial voltada para formação da consciência de classe das categorias, para que eles se percebem como sujeitos do processo de desenvolvimento de onde estão inseridos. “ A imprensa tradicional costuma trazer as pautas dos trabalhadores, sob a ótica dos patrões, no caso do portal é o contrário,  as matérias têm foco na realidade, nos bastidores, no cotidiano deste grupo. As notícias de uma forma geral trazem o trabalhador como protagonista, isso vale também para as pautas dos movimentos sociais”, explicou. 

Diretoria da APP Londrina

Coletivo de Sindicatos – O evento contou com a apresentação de vídeos contando a história do Coletivo de Sindicatos de Londrina em 2017 , quando a cidade entrou no calendário de protestos contra as reformas trabalhista e da previdência.  Segundo um dos idealizadores do Coletivo, o ex-presidente da  Assuel, Adão Brasilino, Londrina, estava estagnada, e com a organização dos atos, a cidade saiu do anonimato. “ Nos alinhamos com as centrais sindicais e com os movimentos sociais, a juventude e fomos para as ruas protestar contra as reformas e gritar fora Temer e fora Bolsonaro. Tivemos eventos com mais de 10 mil pessoas, algo que há anos não ocorria na cidade”, relembrou.

Membros do EPJ ( Evangélicos Pela Justiça) presentes no evento

 

Aroeira – A apresentação do lançamento foi realizada no formato do programa de Rádio Aroeira que é apresentado há quatro anos na UEL FM, tratando das pautas sindicais. “ Escolhemos usar esta metodologia para mostrar que o Aroeira tem sido uma importante ferramenta de comunicação da classe trabalhadora e conta com uma ótima audiência. Com o portal pretendemos ampliar estas vozes, fortalecendo a luta e levando as notícias para todo o país” disse Elsa Caldeira que é produtora e apresentadora do programa Aroeira, juntamente com o jornalista Guilherme Bernardi, Assessor de imprensa do Sindiprol Aduel. 

Assinatura Solidária –  Com objetivo de arrecadar recursos para colaborar na contratação de uma equipe de jornalismo, foi lançada durante o evento a campanha de assinatura solidária do Portal Verdade. Segundo  Caldeira, a proposta também visa envolver a população no projeto. “ Nem todos os sindicatos têm recursos para investir no portal, por isso  precisamos da ajuda de todos que concordam com nossa proposta de comunicação por meio do financiamento coletivo. É uma forma que encontramos para viabilizar o novo canal de comunicação e envolver a comunidade no projeto”, explicou 

Informações precisas, corretas e confiáveis – Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina e Região, Valdir de Souza, o Portal Verdade é uma grande vitória para o movimento sindical. “ Estamos otimistas porque sabemos da importância de comunicação bem feita, séria e comprometida com os trabalhadores, por isso estamos reproduzindo as notícias  do Portal para todo o Paraná por meio das nossas listas de transmissão”, disse. 

Representantres de vários segmentos participaram do evento

Já o presidente da APP/Londrina destacou a união dos sindicatos para dar o pontapé inicial para a criação do portal V. “ Por meio do Coletivo, o movimento sindical de Londrina se mantém fortalecido e unido para promover atividades de conscientização dos trabalhadores e com o Portal Verdade, mais pessoas estarão envolvidas na luta em defesa dos direitos das categorias”, enfatizou.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Fábio Mollin, declarou que toda a população de Londrina e região serão beneficiadas com o Portal V. “ Parabenizamos o Coletivo e todos os envolvidos na criação deste novo canal de comunicação que já nasceu comprometido com a informação precisa e confiável em defesa da classe trabalhadora”, finalizou. 

Presidente do Sindicato dos Metalurgicos, Valdir de Souza desta a importancia do Portal para Londrina e região

Texto- Elsa Caldeira – Portal Verdade

Advocacia Scalassara

- advocacia@scalassara.com.br

A Advocacia Scalassara & Associados, enquanto marca, nasceu em 06 de junho de 1994, em razão de desdobramento de escritório anterior, que tivera início em 1982/3, do qual o advogado Carlos Roberto Scalassara era um dos titulares.

   Outras Publicações de Advocacia Scalassara

16/08/22

Construtora falta à audiência e é condenada..

  Continue lendo

05/08/22

É possível atribuir efeitos amplos à sentença..

  Continue lendo

01/08/22

Dicas para comprovar na perícia do INSS..

  Continue lendo

27/06/22

Operadora deve custear tratamento de paciente..

  Continue lendo